1953 – Apoiar a Associação Brasileira de Turismo, ora em formação, é dever de todo agente de turismo e passagens. É dever ainda de todo hoteleiro, de casas de diversões, dos diretores e responsáveis por empresas de navegação aérea e marítima, e das companhias de transporte terrestre e ferroviário.
Aos 13 dias de março deste ano, Umberto Stramandinoli, ao ser eleito presidente provisório da Associação Brasileira de Turismo, fez um eloquente discurso, do qual registro uma brilhante frase — “Um dos primeiros e talvez mais importantes propósitos da novel associação é dignificar o trabalho de agente de turismo”. Sim, dignificar o nosso trabalho, não é talvez um dos mais importantes propósitos, senão o principal. Sugiro que esse seja o tema da nossa Associação. Daqui do Rio de Janeiro envio uma mensagem a todos os agentes deste imenso Brasil, solicitando sua adesão imediata. Unamo-nos para que sejamos ouvidos.
Salve a Associação Brasileira de Turismo! Para inscrições e maiores detalhes, queiram escrever para o secretário: — Sr. Joaquim Inojosa — Mundial Turismo — Rua Santa Luzia, 732, sobreloja – Rio de Janeiro.
Março de 1953