Assim escreveu Bell
Transbrasil perdeu nos EUA
Não será este ano que a Transbrasil voará para o exterior e na minha opinião, nem no ano que vem. Encerrada a reunião de consulta Brasil-Estados Unidos, voltamos à estaca zero: nenhum acordo. Sob forte pressão da Flying Tigers as autoridades aeronáuticas americanas nem desejaram conversar sobre aberturas de novas rotas. Tudo bem depender das facilidades que as empresas americanas gozarem com referência ao transporte de carga (estatais, etc). e a nova reunião será marcada para dezembro aqui no Rio,
“A velha guarda” do turismo brasileiro
A “Velha Guarda” deste mês será uma espécie de teste. Vamos ver quem são os verdadeiros cobras da memória? Pois bem, aqui estão umas perguntas, que duvido possam ser respondidas na sua totalidade. Mas fica aqui a promessa de um prêmio para quem acertar o maior número de perguntas. Vamos lá: Qual o nome da simpática gerente da loja da Cruzeiro do Sul em Copacabana em 1950, quando era então localizada ao lado do Cine Rian? Qual o funcionário da
Abril de 1961, almoço patrocinado pela Panair
Comissão Municipal de Turismo: Fala-se que o sr. Prestes Maia, prefeito de nossa capital, irá nomear para o importante cargo de presidente da Comissão Municipal de Turismo um agente de viagens, bastante conhecido entre nós. Não deixa de ser de grande repercussão essa nomeação. Reservamo-nos de mencionar o nome a pedido do nosso informante. José Américo Machado de Carvalho: este incansável vendedor da PAA foi promovido a gerente de Vendas para São Paulo. Os nossos mais sinceros cumprimentos ao amigo
Norberto, Rubli, Carlzon, Erli, Ambar…
Norberto Jochman será o novo diretor da Lufthansa Rio e Norte, posição que assume dia 25 próximo, dia em que o bom companheiro Uwe deixa o Brasil com destino a Atlanta. Norberto é um bom amigo que volta ao Brasil, deixando a representação de Lima, Peru, onde está neste momento. Bem-vindo caro amigo. /// Frank Rubli, atualmente dirigindo a Varig no Canadá, deve aposentar-se em junho deste ano. Rubli é um dos mais antigos embaixadores da aviação comercial brasileira. Quando
Nomes que se combinam… ou não
Usando-se nomes de nossos “velhas”, pode até dar samba. Ligando-se o nome de um com o do outro, surgem simpáticas associações. E ainda sobram nomes para várias classificações. Um exemplo: temos um agente de turismo carioca, quase artista de TV, o Álvaro Feio, mas em compensação, temos a Bonita Braga, da PamAn, Rio. Entendido? Vamos a outras: um Adriano Albino, de São Paulo, para compensar, um Milton Dall Negro, de Curitiba. Até hoje o Fernando Ratto, ex-Week-End, não conseguiu emprego
O Bell foi ao Nordeste
Quando deixo de ir seguido ao Nordeste, quando lá chego, são muitas as surpresas. Como por exemplo, os voos semanais de Roma e Milão da Varig, para Salvador, e para breve, também de Salvador para Frankfurt, nos 74. Tudo indica que a Varig está criando um “hub” no Nordeste, na maravilhosa Bahia. Hospedei-me no Othon Bahia e por isso é que notei a presença de muitos turistas italianos. O hotel devia ter uns 50 romanos e milaneses, gastando dinheiro conhecendo
O jornalzinho que todos esperam e guardam
Este Turinews leva o nº 200 e inicia o quinto ano de publicação semanal deste pequeno jornal que pretende levar notícias e dicas para cerca de 8 mil leitores todas as segundas-feiras. O primeiro número do Turinews foi publicado em 19 de abril e 1982 e neste sábado registra seu quarto aniversário. O que muito me alegra é saber que muitos leitores mantêm todos os 199 números arquivados. Um deles tem esses Turinews encadernados, como é o caso do leitor
A fundação da ABAV
Tenho em minhas mãos os documentos originais de constituição da Associação Brasileia de Agências de Viagens, a ABAV. Mas deixe-me contar como consegui os documentos. No congresso da ABAV, realizado em Curitiba, o primeiro presidente Luiz Amâncio Tarquinio de Souza, que lá esteve à convite de Luiz Gonzaga Wanderley, presidente da ABAV/RJ, mostrou-me esses originais. Ficamos de, num próximo encontro, obtermos cópias necessárias para meu arquivo. Acontece que tanto eu como o Luiz Amâncio deixamos o tempo passar, sem que
Aéreas preocupadas: agências não pagam os relatórios
Uma vez mais as empresas aéreas se mostram dispostas a se reunirem, a fim de, em conjunto, analisar uma situação que as vêm preocupando, ou seja, a falta de pagamento, por parte de algumas agências de viagens, dos relatórios quinzenais de vendas. A última reunião realizada com esse propósito teve os resultados dos mais desagradáveis, pois foi muito mal conduzida e serviu para defender interesses de uma única companhia. Voltar agora ao mesmo assunto não resolverá coisa alguma, por várias
XXIII Congresso da ABIH: Balneário Camboriú
Dezembro de 1981 – Certa vez, em uma reunião para escolha de uma cidade para a realização de um congresso de turismo, ouvi e anotei a opinião de um participante, por julgar das mais acertadas: “escolham qualquer cidade, desde seja uma das grandes capitais brasileiras”. O congresso deste ano da ABIH –Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – tivesse sido realizado em Florianópolis teria obtido maior sucesso e repercussão. Camboriú, um belo balneário, merecer ser exatamente o que é: um
Troca de empresa por uns minguados Cruzeiros a mais
1968 — As empresas aéreas, em São Paulo, já notaram que há falta de profissionais realmente capacitados, para preencherem seus quadros de vendas, reservas, tráfego, aeroporto etc. A origem da escassez não seria o fechamento, em 1965, da escolinha da Panair onde as empresas iam buscar pessoal treinado, testado, e apto para exercer funções de responsabilidade em todos aqueles setores? Os salários sendo ultimamente oferecidos atingem cifras quiçá elevadas. Parece haver luta entre as empresas que disputam a preferência dos
BLT, do México, não é “boca livre total”
Setembro de 1981 — BLT não é como muitos podem pensar “Boca Livre Total”, mas sim algo muito sério e uma oportunidade para engatilhar bons negócios. Trata-se da Bola Latino-Americana de Turismo, organizada pela COTAL e patrocinada também pela Secretaria de Turismo e Pelo Conselho Nacional de Turismo do México. Seus objetivos são dar as bases da comercialização do produto turístico da América Latina, entre os próprios países dessa área, como também para outros continentes. Os participantes serão classificados de