Assim escreveu Bell
Moore Mac Cormack: passagens emitidas à máquina
1981 – O Skal Club do Rio de Janeiro — não é novidade — é o clube brasileiro que mais atividades proporciona aos seus sócios. Enquanto os demais de limitam ao tradicional almoço, o do Rio realiza excursões, festas em Quitandinha, reuniões em casa de associados e também o almoço. É prova o encontro,m em outubro de 1962, à bordo do SS Argentina, da Moore Mc Cormack. Essa empresa de navegação marítima, em determinado período marcou a para o agente
Dólar alto? Hora de vender viagens nacionais
Agosto de 1954 — Li numa revista americana que durante o ano de 1954, 66 milhões de americanos, em 22 milhões de automóveis, viajarão por todo os Estados Unidos, hospedando-se em pequenos hotéis e gastando a quantia de “apenas” 10 bilhões de dólares. Isto nos dá uma ideia do que é o turismo nacional americano. Longe de chegarmos a estas cifras, mais é de crer que o momento é o melhor que se apresenta pra iniciarmos uma campanha de turismo
Italmar, Tourservice, Aerovias, Exprinter, BOAC
José Vasquez inaugurou recentemente sua loja à Rua Pedro Lessa, 31, Conta ele com ótimos elementos e entre eles o Theodoro Busch. // Casa-se em outubro próximo o nosso amigo Aguiar, antigo funcionário da Italmar e chefe da seção de passagens de segunda classe. // Consta que o Silvio, da Tourservice, vai deixar o Humberto. Perderá este um grande elemento. // O Sr. Joaquim Rolla está com grandes planos para o turismo nacional. Aguardemos. // Murillo Nery e mais Guido,
A Panair continua a funcionar
Quando hoje um jato levanta voo de Roma, Lisboa ou Nova Iorque, com destino ao Brasil, o Serviço de Proteção de Voo prestado a esses aparelhos é ainda realizado pela Panair do Brasil. Ao contrário do que muita gente pensa, a Panair continua a funcionar, em vários de seus setores técnicos, como é o caso do Setor de Comunicações, que fornece proteção ao voo, metereologia, previsão do tempo e comunicações comerciais às empresas estrangeiras. Quando a Panair foi abruptamente fechada
Alguns pioneiros de 1947
O ano 1947. São passados 35 anos. Na época operavam no Brasil as seguintes empresas aéreas: Arco Iris, British South American Airways, KLM, Aerovias Brasil, Linea Aeropostal Venezolana, Linhas Aéreas Brasileiras, Linhas Aéreas Natal, Navegação Aérea Brasileira, Pan Am, Aero-Geral, Linhas Aéreas Wright, Viação Aérea Brasil, Flota Aerea Mercante Argentina, Linhas Aéreas Paulistas, Pan American-Grace, Panair do Brasil, Rede Estaduais Aéreas Ltda (Real), Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, Air France, Varig, SAS, Vasp, Ibéria, Itaú Transportes Aéreos, Nacional Transportes Aéreos,
Estórias de Aeromoças
Abril de 1982 – As brincadeiras que o pessoal de voo costuma fazer com as aeromoças estreantes em nada contribuem para diminuir a ansiedade que normal na iniciação de qualquer profissional, principalmente a do transporte aéreo, pelo menos até que a novel aeromoça se convença de que não existe forma mais segura de viajar. Certo comandante (não mencionaremos nomes das pessoas ou das empresas aéreas envolvidas) jamais perdia a oportunidade de passar trotes nas aeromoças novatas. Quanto a aeromoça visitava
Breve no Brasil: American Airlines
Outubro de 1981 – Segundo tudo indica, muito em breve estarão voando para o Brasil os imensos jatos da American Airlines. Seu nome está em vermelho na fuselagem em mais de 230 aviões e na cauda de duas letras “A” e entre elas uma água, em pleno voo. Algo notável aconteceu com a American: em 1980 o ano fiscal foi encerrado com um prejuízo de 111 milhões de dólares, mas eis o milagre: o primeiro trimestre desse ano seu balanço
Associação dos Veteranos da Aviação e Turismo
Fevereiro de 1980 – Aqueles que “fizeram” a aviação comercial e o turismo em nosso país, poderão agora reunir-se numa associação de fins meramente de confraternização. Uma justa e oportuna necessidade. Os veteranos – com mais de 25 anos de profissão – vão constituir essa associação e para tal, dois de seus membros irão redigir os estatutos e a regulamentação. Tão pronto a redação esteja concluída, iremos convocar a primeira reunião, em local e data que será comunicada a cada
Agente de viagens não é intermediário
Erroneamente classificam o agente de turismo de “intermediário”. Absolutamente errado! O agente de turismo é o preposto direto do passageiro e o representante oficial das empresas de transporte. Quando ele procura uma repartição do governo, ou quando procurado pelo viajante não é pois, “um intermediário”. O agente de turismo, quando oficialmente representa uma empresa de transporte, e quando estabelecido de acordo com as leis municipais, estaduais e federais; reconhecido pelo Departamento de Imigração; aprovado pela IATA (International Air Transport Association);
Ponte Aérea Rio-São Paulo, 20 anos
Junho de 1979 – Fatos existem na história de nossa aviação comercial que poderiam ficar em total obscuridade. Mas para que isso não ocorra, quero relatar para vocês, como nasceu a Ponte Aérea Rio-São Paulo, a primeira do mundo e quando foi iniciada – em 6 de julho de 1959 – despertou imensa curiosidade. Recordo-me que aqui estiveram diretores de companhias de aviação dos Estados Unidos e da Europa, para conhecer sua organização e métodos. A concepção da pontem a
A Velha Guarda: Ângelo Carrara
1972 – Existem em nosso meio alguns abnegados e idealistas. Entre esses quero citar Ângelo Carrara. Certo estou de que muitos, dos mais jovens, não o conhecem. Gostaria de destacar a importância do espírito associativo que o ilustre Comendador Ângelo Carrara emprestou a uma causa. Mas que teria feito Ângelo Carrara para merecer um artigo especial do Bell? Fundou o 1º Skal Clube do Brasil, a meu ver, de suma importância. E para aqueles que não saber o que é
Belo Horizonte Othon Palace Hotel
1978 – No dia 4 de outubro de 1978, às 19 horas e 50 minuto, o Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Levindo Ozanam Coelho, à convite do Sr. Álvaro Bezerra de Mello, dava por inaugurado um dos mais modernos, confortáveis e bem localizados hotéis do Brasil, o novo Belo Horizonte Othon Palace Hotel. Homenagem especial foi prestada ao Sr. Said Farhat, Presidente da Embratur – no ato representado pelo diretor Sérvulo Coimbra Tavares – com uma plana de