1992 – Foi assinado no 14 de maio, em Brasília, o estatuto de criação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação das Atividades Turísticas – Conartur. Reunidos na sede da Abav, os presidentes da Embratur, Ronaldo do Monte Rosa, da Abih, José Otávio de Meire Lins, da Abla, Francisco José da Silva, e da própria Abav, Tasso Gadzanis, deram um passo importante rumo à modernização das relações entre os empresários e também com o público em geral.
O Conartur deverá funcionar nos mesmos moldes do Conar, o poderoso conselho que rege as normas e zela qualidade da publicidade brasileira. Será uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Brasília. Para o presidente da Abav, que será também o primeiro presidente do Conartur, o conselho é importante porque passará para os empresários a responsabilidade de garantir a qualidade do produto turístico nacional.
Para Ronaldo do Monte Rosa, o Conartur é mais uma vitória do Governo Collor no sentido de desburocratizar e diminuir a ação controladora do Estado. “A criação do conselho representa a valorização das empresas que integram o setor turístico”, comentou o presidente da Abih, José Otávio Meira Lins.
O Agente de Viagens – ABAV – Maio de 1992