O panorama mundial da aviação comercial

Alastra-se rapidamente pelos mercados mundiais uma revolução que atinge toda a aviação comercial. Ela teve origem em 1978, quando o governo dos EUA decretou a livre concorrência entre as transportadoras daquele país e proibiu que elas participassem de quaisquer acordos tarifários, domésticos ou internacionais.

 A medida gerou uma intensa competição, que derrubou algumas das mais respeitadas companhias de aviação norte americanas, como a Pan Am, Eastern Airlines e Braniff, as quais não souberam adequar-se aos novos tempos. Inicialmente, os mercados mantiveram-se relativamente estáveis, uma vez que a maioria dos governos, principalmente europeus, continuou subsidiando os elevados prejuízos de suas transportadoras de bandeira.

Foi justamente essa circunstância que induziu a União Européia a advogar a liberalização progressiva. A Europa  passou a se considerada mercado aéreo único e os governos estão seno pressionados a privatizar suas transportadoras. Novas companhias de aviação começam a derrubar as altas tarifas intereuropeias.

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Peter Schwabe – Business Travel Update – Ano III – nº 8

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