A trajetória do Comandante Rolim Adolfo Amaro sempre esteve intimamente ligada à história da TAM, que ele fundou. Essa história é a de uma grande paixão entre a empresa e seu fundador.
Piloto e presidente da empresa, o Comandante Rolim, como gostava de ser chamado, foi, sobretudo, um inovador, que teve grande influência na aviação comercial brasileira.
Desde cedo procurou desenvolver nas equipes da TAM o que ele chamou de “espírito de servir”, destinado a atrair clientes.
Em 1900, com a chegada dos Fokker-100, o Comandante Rolim inaugurou um novo conceito, com a introdução de aviões de alto padrão no transporte regional.
Em 1993, lançou o primeiro cartão brasileiro de fidelização. Foi dele também ideia de estender o tapete vermelho à entrada dos aviões, como forma de reverenciar o cliente.
Uma decisão fundamental foi a compra de uma área de 185 alqueires, em São Carlos, interior de São Paulo, onde hoje está instalado o moderno centro tecnológico da TAM com oficinas, hangares e o setor de manutenção pesada dos aviões da empresa.
Nessa mesma área será instalado brevemente o Museu Asas de um Sonho, que manterá viva a paixão do Comandante e de seu irmão João Amaro pela aviação. O acervo do museu conta hoje com 53 aviões antigos que, restaurados, voarão como em seus tempos de glória e poderão ser contemplados pelos amantes da aviação.
Após a morte do Comandante Rolim, em junho de 2001, em um acidente de helicóptero, o jornalista Luis Nassif homenageou-o num texto: “As lições de Rolim não valeram apenas para a TAM. Durante anos empenhou-se em uma cruzada solitária, dando palestras por todo o país, distribuindo conselho e lições, como um cruzado da modernidade, preparando as hostes brasileiras para o grande desafio da globalização”.
70 Anos de História – A evolução da aviação comercial brasileira – SNEA