Terminada a Grande Guerra surgiram muitos projectos de organização de linhas aéreas no Brasil, mas até 1927 nenhuma linha foi estabelecida. Salvo alguns voos de experiência e de caracter esportivo, a actividade aeronáutica ficou restricta à aviação do exército e à aviação naval.
Em junho de 1927 organizou-se no Estado do Rio Grande do Sul uma companhia brasileira, a VARIG (Empreza de Viação Aerea Rio Grandense), que logo iniciou o tráfego de algumas linhas locaes, as quaes vêm se desenvolvendo normalmente com apreciável efficiência e sob segura orientação.
Em novembro do mesmo anno a “Compagnie Générale d´Entreprises Aéronautiques – Lignes Latécoère” iniciou o trafego da linha internacional de Toulouse a Buenos Ayres, cujo trecho transatlântico era feito com a utilização de navios rápidos (avisos), que em Natal transbordavam as malas postaes para aviões terrestres, voandos estes daquella cidade brasileira até Buenos Ayres, com escalas nas principaes cidades do litoral do Brasil. Esse alinha franceza, que percorre 4.025 kilometros desde Natal até a fronteira sul do Brasil, faz o transporte de malas postaes e, entre o Brasil e o estrangeiro, o de passageiros.
Em fiz de 1927 foi organizada a empreza brasileira “Syndicato Concor Limitada”, que iniciou em janeiro de 1928 a exploração do trafego aéreo entre Rio de Janeiro e a cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, utilizando hydroaviões. A essa linha, com percurso de 1.415 kilometros, seguiu-se mais tarde, em fevereiro de 1930, a linha do Rio de Janeiro a Natal, também em hydroaviões, com 2.345 kilometros de desenvolvimento e, em setembro de 1930, a mesma empreza brasileira estabeleceu na linha de Corumbá e Cuyaba, no extremo oeste do Brasil, com 465 kilômetros.
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Departamento de Aeronáutica Civil – 1935