A salvação do turismo

O que me levou a escrever este artigo? É que vejo tantos e tantos bilhões de dólares sendo gastos em turismo e percebo que no Brasil apenas entram centavos. O maior problema que o turismo enfrente neste país é a dificuldade de obter o reconhecimento político da importância dessa indústria em nossa economia.

Sou obrigado a chegar a uma conclusão lógica: o turismo no Brasil tem sido mal administrado. Desde o primeiro até o último presidente de nossa querida Embratur, nenhum deles fez realmente nada. Criaram uma empresa, basicamente errada, criaram centenas de empregos para gente que nada teve ou tem com o turismo. O último então, só tentou iludir a opinião pública, com suas fantasias estatísticas, para esconder a mordomia exagerada de suas seguidas viagens aos Estados Unidos e Europa, usufruindo de suítes, de limusines, e dos melhores restaurantes. Só gastou o nosso dinheiro. Como, pois, nosso governo pode reconhecer o turismo como uma indústria lucrativa? O atual presidente da Embratur, em recente palestra, não escondeu a vergonha da empresa: tudo tem de ser mudado. Começar de novo, em outras palavras. Esse presidente tem, pelo menos, uma vantagem: é um empresário. Mas, dirigir um órgão falido, sem dinheiro nem para trocar lâmpadas queimadas, é possível?

Informativo da Abav-SP e do Sindetur-SP – julho de 1985

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