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2004 – Percebe-se que começa a se desenhar a nova agência, a agência do futuro, uma empresa de consultoria, com uma estrutura mais voltada para a valorização do cliente interno, uma vez que a sobrevivência no mercado dependerá, sobretudo, do bom desempenho do funcionário – com um novo status de consultor, um perfil cada vez mais especializado e um bom conhecimento do produto e de estratégias de marketing e vendas.
O investimento em novas formas de manter e atrair novos clientes deve nortear as ações de marketing dessa nova empresa. Como foi detectado na pesquisa realizada pela Embratur, ao traçar o perfil do turismo doméstico, das 42 milhões de viagens feitas em 2001 pelo país, apenas 7,7% foram planejadas por agência de viagens. Esse dado revela o desconhecimento dos viajantes sobre as facilidades, o conforto e a segurança que uma viagem agenciada pode proporcionar.
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Emília Maria Salvador Silva – Gestão de Agências de Viagens – Tendências de mercado e novas estratégias empresariais – Secretaria da Cultura e Turismo – Governo da Bahia – 2004