1988 – A Panair cresceu graças ao entusiasmo contagiante de seus servidores, que sempre trabalhavam com amor pela Empresa e vibravam com os seus feitos e suas glórias.
A Panair foi realmente uma pioneira, uma líder no transporte aéreo brasileiro, que penetrou e desbravou Linhas Amazônicas com seus hidroaviões Sikorsky S 38, cobrindo o território nacional com uma vasta área, servindo a um Brasil carente de rodovias e outros maios de comunicação. Operou regularmente com voos noturnos na década de 40, serviu patrioticamente ao nosso País no esforço brasileiro da II Guerra Muncial, participou da patrulha da costa brasileira na vigília contra os submarinos inimigos e colaborou ativamente com o governo brasileiro. O ADP-AIRPORT DEVELOPMENT PROGRAM, a Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos da América do Norte e os aliados em geral, para a construção de bases que serviram de apoio para as operações do Atlântico Sul, rumo aos campos de batalha da Europa.
No após guerra foi a Pioneira do Atlântico, ligando o Brasil ao Velho Mundo Europeu e estendeu-se até a África e o Oriente Médio, abrindo as portas da circunavegação aérea mundial. Em seu serviço exterior foi a Panair do Brasil a grande representante do povo brasileiro na confraternização internacional. Suas agências no exterior eram autênticos pedacinhos do Brasil com o cafezinho, jornais e revistas do Brasil e mais ainda o carinho brasileiro. O nome Panair do Brasil S.A. era conhecido em todo o mundo.
Isso foi a Panair.
Comte. Orlando Marques da Silva – História Cronológica da Panair do Brasil S.A. – 1988