“A Webjet pode se tornar uma ultra lowcost”

O empresário Constantino de Oliveira Junior encerrou 2011 com u bom motivo para comemorar. Pela primeira vez, foi o piloto campeão da Porsche Cup, competição que participa há cinco anos. Mas, como presidente da Gol, Constantino teve um ano difícil e ainda briga pela liderança.

Em 2011, a companhia aérea teve resultado abaixo do esperado e perdeu margens e participação de mercado. Mesmo assim, ele está otimista para 2012. Na entrevista a seguir, o empresário diz que espera uma trégua na guerra de preços, explica por que comprou a Webjet e vendeu ações para a Delta.

As empresas começaram a sinalizar que o preço das passagens vai subir. A guerra tarifária vai acabar?

O que aconteceu nos últimos dois anos foi o seguinte: com o estímulo da competição por parte do governo, a entrada da Azul, o crescimento da Webjet e mais o plano de frota de Gol e Tam, criou-se de uma certa forma uma superoferta. E superoferta resulta em redução de preços. E, contrapartida, tivemos uma pressão sobre os custos, que deteriorou as margens. O cenário que se vislumbra para 2012 é de maior disciplina, maior racionalidade. Provavelmente não teremos tantas promoções, tantos preços baixos. Mas a competição não acabou e os yelds (preço médio por passageiros por km) não vão sair do controle.

O Estado de S. Paulo, 16 de Janeiro de 2012

Deixe uma resposta

Fechar menu