1963 – Uma simples análise do nosso sistema de transportes indicará ser uma aventura insensata a criação da Aerobrás como desejam os comunistas e disto não fazem segredo. É que para eles o essencial é desmantelar todas as vias de transporte de que ainda dispomos, consumando assim mais rapidamente os seus subversivos intuitos.
Primeiro criam o “clima”, procuram deformar o caráter dos homens que dirigem as empresas, falseiam a verdade e tentam iludir a opinião pública com falsas premissas. Os argumentos contrários e que evidenciam o despropósito de suas tentativas passam a ser tratados em bases emocionais, longe do realismo. A técnica de usar os “slogans” e procurar difundir seus intentos revestidos de mensagens que desorientam a apreciação lógica dos fatos.
Não há exemplo em nossa história de uma rede de transporte que passando ao controle do Estado tenha apresentado favorável evolução. Pelo contrário, tudo que podemos comprovar é que o Estado tem sido um péssimo administrador do patrimônio que recebeu em condições razoáveis de equilíbrio econômico.
…
João Alberto Leite Barbosa – O Globo – 14 de agosto de 1963