Início da década de 50. A Europa vivia o pós-guerra em polvorosa. Uma viagem de onze meses pela Itália a bordo de um Alfa Romeo conversível. Esse foi o cenário que inspirou Aldo Leone a criar, em outubro de 1953, aos 26 anos de idade, na cidade de Santos, a Agência Auxilia de Turismo – Agaxtur.
Meio século depois de sua fundação, a família Leone comemora a façanha de já ter embarcado quase um milhão de passageiros em viagens pelo Brasil e pelo mundo. As intempéries da economia não foram suficientes para abalar a solidez da empresa, que sobreviveu aos altos e baixos do turismo ao longo desses cinquenta anos de existência.
Empreitar-se no segmento de viagens foi uma aventura inspirada no próprio exercício de viajar. “O entusiasmo para fazer do turismo o meu negócio veio com algumas viagens realizadas nos anos 50”, conta Aldo Leone. Um desses destinos foram a Argentina e o Chile. “Uma viagem de carro, cheia de aventuras em estradas, na época pouco recomendáveis”, rememora, frisando que “aos 21 anos de idade tudo se aguentava”.
…
Textos sobre os 50 anos da Agaxtur – 2003