Agaxtur celebra meio século de pioneirismo no turismo brasileiro

Início da década de 50. A Europa vivia o pós-guerra em polvorosa. Uma viagem de onze meses pela Itália a bordo de um Alfa Romeo conversível. Esse foi o cenário que inspirou Aldo Leone a criar, em outubro de 1953, aos 26 anos de idade, na cidade de Santos, a Agência Auxilia de Turismo – Agaxtur.

Meio século depois de sua fundação, a família Leone comemora a façanha de já ter embarcado quase um milhão de passageiros em viagens pelo Brasil e pelo mundo. As intempéries da economia não foram suficientes para abalar a solidez da empresa, que sobreviveu aos altos e baixos do turismo ao longo desses cinquenta anos de existência.

Empreitar-se no segmento de viagens foi uma aventura inspirada no próprio exercício de viajar. “O entusiasmo para fazer do turismo o meu negócio veio com algumas viagens realizadas nos anos 50”, conta Aldo Leone. Um desses destinos foram a Argentina e o Chile. “Uma viagem de carro, cheia de aventuras em estradas, na época pouco recomendáveis”, rememora, frisando que “aos 21 anos de idade tudo se aguentava”.

Textos sobre os 50 anos da Agaxtur – 2003

Deixe uma resposta

Fechar menu