1969 – Belém do Pará foi praticamente o berço da nossa aviação comercial, pois a Panair do Brasil ali recebeu o primeiro voo que vinha para o Brasil quando ainda como “Nyrba” operava, pioneiramente, a histórica linha, em 1929. E, vejam vocês, que felicidade para este colunista poder mencionar alguns dos “velhas” daquela terra quente, banhada pelo rio Amazonas.
Belém exporto para o Rio de Janeiro um sem número de grandes nomes da nossa aviação: Bernardo Borges Leal, que por muitos anos foi o chefe de Vendas da Panair; Jorge de Brito, diretor da também Panair; José Almeida, hoje em São Paulo, na APSA; Cláudio dos Santos e Antonio Carlos dos Santos, irmãos, e começaram na PAB; Cadmo Mergulhão, hoje no Recife; Mário Costa, agora na BUA.
Mas ainda estão em plena atividade, lá mesmo em Belém, Rene dos Santos Watrin, da Pan American, que conseguiu convencer New York a fazer ali escalas com os grandes Boeing e está vendendo uma barbaridade; Oscar Nogueira Barra, gerenciando ainda a Cruzeiro do Sul; Joaquim Fernandes, que trabalhou na Varig e Panair, agora na Paraense; Johanne Vanderberg, da Varig; Manuel Pereira dos Santos, ex representante local da Panair e agora dono da Amazônia Turismo; Porfilio Hortêncio Holanda de Almeida, trabalhando na Massa Falida da Panair e que até o fim do ano estará radicado no Rio de Janeiro; Leão Samuel Benchimol, da Paraense; José Benedito Preto Borges, o especialista em emissão na PAA; Antônio Lucas da Silva Pereira, o conhecidíssimo “Pereirinha” da Panair. Está agora dirigindo a Adetur – Amazônia Desenvolvimento e Turismo; Mário Ribeiro de Azevedo Filho, ex vendedor da Panair é agora diretor administrativo do DER do Pará; Luiz Adolfo Fonseca Azevedo, que foi assistente do gerente da Panair é agora chefe do Idesp; Jaime Cunha, na Booth Line; e Decio de Oliveira Campos, chefe da loja da Cruzeiro.
…
Novitur – setembro de 1969