Setembro de 1978 – Iniciou sua atividade como profissional de turismo ao associar sua função de industrial farmacêutico à de agente de viagens, por volta de 1950, quando criou a Heitor José Pasquinelli – Turismo Cultural e Científico. Juntamente com Umberto Stramandinolli, Joaquim Inojosa e Luis Amâncio Tarquínio de Sousa, ele foi criador da primeira tentativa de congregamento das agências de turismo numa entidade que deveria se chamar Associação Brasileira de Turismo. Entretanto a associação não chegou a sensibilizar a classe. Ao lado de outros profissionais, Pasquinelli partiu para a formação da nova entidade, com base em mais estudos e maior amadurecimento. Fundou-se então a Abav, sendo que para a elaboração dos estatutos ele solicitava a remessa de estatutos de entidades estrangeiras congêneres. Também é um dos que recordam a capacidade de liderança social de Umberto Stramandinolli, que conseguiu a realização de várias reuniões oficiais na sede do Automóvel Club do Rio de Janeiro.
Heitor José participou do 1º Congresso da Abav, realizado em São Paulo e Santos, no período de 25 de novembro a 1º de dezembro de 1959.
É interessante dizer que ele é possuidor de um bom arquivo, referente ao turismo, onde podem ser encontradas, entre outras coisas uma medalha do primeiro jogo de futebol entre os agentes de viagens do Rio e São Paulo. Para esta partida, que ser realizou em São Paulo, ficou estabelecido que o jogador carioca que marcasse o primeiro gol, ganharia uma medalha. Aconteceu que não houve gol do Rio de Janeiro, pois São Paulo levou ao campo a equipe do Juventus – da qual Modesto Mastrorosa, da Abav paulista, era presidente. Resultado: a equipe do Rio levou um banho de bola e uma goleada. Isso foi em 1961.
Ainda em seus guardados, Pasquinelli mostra a carteira nº 3 de fundador da Abav – uma verdadeira relíquia, pois nenhum dos demais fundadores possui a sua, contanto que a nº 1 pertenceu à agência Tourservice, representata por Umberto Stramandinolli.
Alzira Helena França, Guia Panrotas, Setembro de 1978