Junho de 1968 – “Quero comentar resumidamente — disse Knut Hammarskjold, diretor geral da IATA, na Assembleia Anual, recentemente realizada em Manila — sobre alguns fatores que afetam o futuro desenvolvimento da indústria do transporte aéreo”.
“O crescimento do tráfego constitui em elemento-chave. Prevê-se, para 1975, um número de passageiros três vezes maior que o de 1965, e uma tonelagem de carga seis vezes maior. Para 1980, as previsões indicam um aumento, também em relação a 1965, de quatro vezes para passageiros, e de doze para carga”.
“Não se prolongarão demasiadamente, confiamos, as tendências para as elevações de custos e as diminuição de receita. Um clima econômico internacional razoável, e um nível de rentabilidade adequado, constituem fatores vitais para a saúde da indústria, que está atualmente empenhada no maior programa de investimentos jamais feito em toda sua história. O financiamento deste programa pode resultar difícil, devido à atual escassez mundial de capitais. Estou seguro, contudo, que a indústria saberá encontrar os necessários recursos”.
…
Novitur – Junho de 1968