O presente trabalho, elaborado com base em pesquisas e dados fornecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT), World Travel & Tourism Council (WTTC) e Embratur, tem como objetivo difundir informações sobre a importância do turismo como atividade econômica e os benefícios que pode trazer para os países que o reconhecem e incentivam. Hoje, o turismo está entre as três maiores indústrias do mundo, movimentando mais de US$ 3 trilhões anualmente e respondendo por um em cada 15 empregos disponíveis.
Além disso, não polui quando bem administrado, não necessita de investimentos de capital intensivo, não se desenvolve à base de subsídios, é auto-renovável, representa uma alternativa viável de desenvolvimento para qualquer região, já que tem também nas diferenças culturais um de seus insumos básicos e busca satisfazer as necessidades de lazer das populações locais.
Com essas características únicas, colabora para o equilíbrio das balanças comercias de muitas nações, nas quais, inclusive, chega a ser a primeira atividade produtiva, permitindo assim que os superávits possam ser convertidos em benefícios sociais. No Brasil, país carente no atendimento das classes menos favorecidas, a exploração turística criará empregos para os profissionais com formação menos elaborada, ajudará na fixação desses em suas regiões de origem e permitirá a melhoria da qualidade de vida.
…
Tasso Gadzanis – O que as Autoridades de Governo e os Parlamentares devem saber sobre Turismo – 1993