Os mezes de janeiro e fevereiro registram, no movimento aéreo Condor, quatro viagens que tiveram a maior repercussão em todo o paiz.
Em primeiro lugar, foi a viagem que S. Excia., o Snr. Presidente da Republica, em companhia de sua exma. família e de uma numerosa comitiva realizou do Rio a Porto Alegre em avião da Condor, seguindo depois para Uruguayana, afim de lá encontrar-se com S. Excia. o General Agustin Justo, Presidente da Republica Argentina, e procederem ao lançamento da ponte Internacional sobre o Uruguay. O regresso do Dr. Getúlio Vargas e de sua comitiva teve lugar no dia 20 de janeiro, de Porto Alegre ao Rio a bordo do avião “Guaracy”, da Condor.
Por uma interessante coincidência, dias antes, o Snr. Cel. Mendonça Limia havia iniciado sua memorável excursão aos Estados do norte, viajando do Rio até Maceió neste mesmo avião “Guaracy” da Condor. E Fortaleza em diante, o dynamico titular da pasta da Viação e sua comitiva, da qual fez parte, também, o Sr. Trajano Furtado Reis, director do Departamento de Aviação Civil, prosseguiram a viagem no avião especial da Condor – o “Caiçara”, obedecendo à seguinte rota: Fortaleza, Parnayba, São Luiz do Maranhão, Therezina, Carolina, Belém do Pará, Santarém, Fordlândia, Manáos, Porto Velho, Guajaramirim, Corumbá e outras localidades intermediárias, tendo desta forma o Snr. Ministro da Viação a opportunidade de conhecer bem de perto, no pequeno lapso de tempo que disponha para se afastar da Capital Federal, os enormes problemas eu estão para ser solucionados nos Estados do septentrião brasileiro.
…
Revista Aérea Condor – 1938