O transporte aéreo em 1919

Há 50 anos, a operação do transporte aéreo era extremamente primitiva. O método normal de navegação era visual, isto é, o piloto seguia o curso de rios ou estradas de ferro e os instrumentos de bordo consistiam tão somente de bussola, indicador de velocidade aérea, contador de rotação da máquina e medidor de combustível. Tipos militares, convertidos em aviões civis, tinham capacidade para transportar apenas cerca de 200 kg, ou seja, um ou dois passageiros não muito pesados, além, do piloto. A regularidade era satisfatória, com apenas uns 10% de cancelamento de voos, mas a pontualidade era um caso de polícia. A história registra que um piloto, em meio a condições meteorológicas desfavoráveis, fez 33 aterrissagens forçadas e levou dois dias para completar uma viagem de 350 quilômetros.

Os historiadores divergem quanto ao ano que foi realizado o primeiro voo internacional comercial, mas concordam que 1919 marcou o início dos voos regulares e frequentes, cumprindo – ou tentando cumprir – horários. A Deutsche Luft Reederei começou operações domésticas, entre Berlim e Weimar, em 5 de fevereiro de 1919.

Novitur – Agosto de 1969

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