1979 – A Segunda Guerra aumentou mais o os laços aeronáuticos do Brasil com os Estados Unidos. O outrora dominante Sindicado Condor foi nacionalizado e tornou-se a Cruzeiro do Sul, de propriedade brasileira, e sua antiga influência sobre a Varig e Vasp diminuiu à medida que elas, aos poucos, substituíam o equipamento alemão. O antigo piloto alemão combatente da 1ª Guerra Mundial, que tinha fundado e presidido a Varig desde seu início, 14 anos antes, afastou-se em face ao crescente sentimento anti-germânico no Brasil e Ruben Berta tornou-se presidente e, nos anos seguintes, a mais importante figura na aviação comercial brasileira.
Berta tinha se juntado à Varig no ano em que ela tinha sido fundada, com a idade de 20 anos. Filho de imigrantes, tinha sido forçado a abandonar a faculdade de medicina por falta de dinheiro e estava trabalhando numa firma importadora de Porto Alegre e estudava contabilidade à noite, quando começou na Varig. Desta maneira, ele era uma exceção à regra no Brasil, assim como em muitos outros países, segundo a qual os empresários e diretores na aviação comercial tinham começado suas carreiras como pilotos. Berta foi um homem de negócios, poderoso e imaginativo, que administrou com estilo teutônico e cujos pontos e vista, obviamente, tinham grande peso no Ministério e em toda a parte do governo.
…
Dole A. Anderson – Aviação Comercial Brasileira – 1979