1971 – Sr. Presidente, srs. Senadores, estou impetrando, no dia de hoje, que o Senado manifeste seu apreço à Força Aérea Brasileira pela façanha praticada por um grupo de dezesseis tripulantes, chefiados pelo Tenente-Coronel Cassiano Pereira, cobrindo missão que durou dezesseis dias, terminada em 18 de setembro, com 155 horas de voo e correspondendo a 56.000 km de distância.
Pela primeira vez, um avião brasileiro fez uma volta ao mundo e desnecessário seria destacar o que significa o evento para a propaganda do Brasil, nas várias regiões do mundo onde a aeronave passou.
É, Sr. Presidente, uma nova era para o Ministério da Aeronáutica. Tendo adquirido aviões do tipo Hércules, o Ministério deu-lhe o dinamismo necessário e evidenciou essa capacidade indesmentida do piloto brasileiro, desse piloto que merece não só a nossa admiração e o nosso aplauso, mas o aplauso e a admiração de todas as nações do mundo.
Viajando pelo exterior, pude testemunhar o apreço com que o aviador brasileiro é recebido e o prestígio de que goza é também evidenciado pelo seu aproveitamento nas companhias mais credenciadas do mundo, como a Pan-American, a Swissair e a Transportes Aéreos Portugueses.
Vasconcelos Torres – Aviação Presença Antiga na Integração Nacional – Brasília – 1971