Em São Paulo reuniram-se pela primeira vez jornalistas de turismo de todo o Brasil. A ideia de trazer à esta cidade os homens da imprensa especializada partiu de nossa redação, pois sentíamos que a cada dia, mais próxima está a indústria da nossa atividade e em benefício dessa mesma indústria é que uma reunião dessa categoria da nossa imprensa, tornava-se necessária. A divulgação dos acontecimentos, em nível nacional e não apenas regional, é indispensável para a devida propagação dos fatos. Todos os jornalistas brasileiros de turismo devem ter alcance às notícias, o que neste momento é quase um privilégio do Rio e São Paulo.
No Brasil existem duas entidades que congregam jornalistas de turismo: a “Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo” e a “Jotesp – Jornalistas de Turismo do Estado de São Paulo”, a primeira fundada no Rio de Janeiro em 5 de fevereiro de 1957 e a segunda, em São Paulo, a 10 de setembro de 1970.
Apoiados pela Vasp e pelo São Paulo Hilton, a Jotesp, na pessoa de seu presidente, Sr. Horácio Neves, convocou uma reunião para participar da decisão do evento e imediatamente fez distribuir em todo o Brasil o convite para o 1º Encontro Nacional de Jornalistas de Turismo.
…
Guia Panrotas, março de 1979
Itamar Gurgel
7 set 2019Em 1988 com a presença de Paulo Matos, João Uchôa Camarão, Waldir Martinez entre vários outros do Brasil, demos início a Abrajet-ES com um grande evento no (também saudoso Hotel Porto do Sol de Vitória) e presente ao evento autoridades como prefeitos, governador, deputados e etc. Ali nascia um tempo em que muitos (chamados Famturs) de jornalistas deram uma grande mídia a nossa destino.