Assim escreveu Bell
Acordo Aéreo Brasil-USA: Braniff, Pan Am, Eastern, Air Florida, Flying Tiger…
Nesta quinta feira, dai 6, entra em vigor o novo acordo aéreo Brasil-Estados Unidos, provisório e válido por um ano. De acordo com o protocolo assinado entre os dois governos, ficou estabelecido que a Varig terá 22 frequências semanais, a Pan Am 17, a Braniff 2 e American Airlines 3. A Pan Am e a Flying Tiger terão 2 vôos semanais cada, exclusivamente para carga. O novo acordo possibilitou à American Airlines ligar Dallas ao Rio de Janeiro, com seus
Paz na ABAV
Com o afastamento (involuntário) de Walter Steurer da presidência nacional da ABAV e substituído por Eduardo Vampré do Nascimento, a ABAV carioca retorna ao seio da associação dos agentes de viagens, após longa ausência. Finalmente o bom sendo voltou a ocupar a posição, que deverá prevalecer daqui para diante. Quando isso aconteceu – na segunda feira, dia 26, Alberto Chaves, o presidente da ABAV-RJ estava eufórico. Ele foi visto no coquetel da Japan Airlines pouco depois da reunião com o
Pan Am desapontada, Braniff com esperança
O episódio deste último feriado movimentou os meios aeroviários brasileiros. Alguns comissários, eu voavam na Braniff e que foram demitidos muito antes de ter sido anunciado o acordo Pan Am-Braniff, intentaram através da justiça, um liminar para que os aviões da empresa ficassem retidos no Brasil, até que a solução fosse encontrada para uma reclamação trabalhista, totalmente infundada, a nossa ver. Os comissários brasileiros, demitidos por medida de economia, serão indenizados, como determina a nossa lei. Envolver a Pan Am
O que fazer com as equipes?
Erli Rodrigues, diretor da Braniff em São Paulo, e Cori Reis, diretor no Rio, ainda aguardam maiores instruções de como proceder a transferência de doto o pessoal para a Pan Am. No Brasil a Braniff tem cerca de 60 funcionários, que estão com emprego garantido. Evidente que esses terão que se acomodar de acordo com as possibilidades que a Pan Am possa oferecer. Garanto que o início não vai ser fácil para o clã Braniff, mas o tempo tudo absorve
Pan Am + Braniff
Domingo próximo, dia 25, a Pan Am deve assumir as linhas da Braniff na América do Sul. Está dependendo unicamente de que o CAB norte-americano concorde com o arrendamento por 4 anos, proposto, por ambas as empresas, àquele órgão oficial. O nosso DAC [Departamento de Aviação Civil] já deu seu “okay” para a transferência. Aprovado, a Pan Am substituirá a Braniff no Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Brasil. Os velhos (mas eficientes) DC-8 serão retirados de linha
Acordo bilateral Brasil-Estados Unidos
No próximo dia 5 de maio [ de 1982 ] termina o acordo bilateral Brasil-Estados Unidos. As empresas norte-americanas que operam no Brasil (Pan Am, Braniff e Airlift) já se reuniram no DAC [Departamento de Aviação Civil], atendendo a convite. Deverão apresentar seus horários a partir daquela data. Mas não é só: deverão cumprir o exigido do Decreto 35314 de 19 de maio de 1954, que regula o bilateral. Isso quer dizer que aquelas empresas deverão submeter ao Ministério da
Transbrasil perdeu nos EUA
Não será este ano que a Transbrasil voará para o exterior e na minha opinião, nem no ano que vem. Encerrada a reunião de consulta Brasil-Estados Unidos, voltamos à estaca zero: nenhum acordo. Sob forte pressão da Flying Tigers as autoridades aeronáuticas americanas nem desejaram conversar sobre aberturas de novas rotas. Tudo bem depender das facilidades que as empresas americanas gozarem com referência ao transporte de carga (estatais, etc). e a nova reunião será marcada para dezembro aqui no Rio,
“A velha guarda” do turismo brasileiro
A “Velha Guarda” deste mês será uma espécie de teste. Vamos ver quem são os verdadeiros cobras da memória? Pois bem, aqui estão umas perguntas, que duvido possam ser respondidas na sua totalidade. Mas fica aqui a promessa de um prêmio para quem acertar o maior número de perguntas. Vamos lá: Qual o nome da simpática gerente da loja da Cruzeiro do Sul em Copacabana em 1950, quando era então localizada ao lado do Cine Rian? Qual o funcionário da
Abril de 1961, almoço patrocinado pela Panair
Comissão Municipal de Turismo: Fala-se que o sr. Prestes Maia, prefeito de nossa capital, irá nomear para o importante cargo de presidente da Comissão Municipal de Turismo um agente de viagens, bastante conhecido entre nós. Não deixa de ser de grande repercussão essa nomeação. Reservamo-nos de mencionar o nome a pedido do nosso informante. José Américo Machado de Carvalho: este incansável vendedor da PAA foi promovido a gerente de Vendas para São Paulo. Os nossos mais sinceros cumprimentos ao amigo
Norberto, Rubli, Carlzon, Erli, Ambar…
Norberto Jochman será o novo diretor da Lufthansa Rio e Norte, posição que assume dia 25 próximo, dia em que o bom companheiro Uwe deixa o Brasil com destino a Atlanta. Norberto é um bom amigo que volta ao Brasil, deixando a representação de Lima, Peru, onde está neste momento. Bem-vindo caro amigo. /// Frank Rubli, atualmente dirigindo a Varig no Canadá, deve aposentar-se em junho deste ano. Rubli é um dos mais antigos embaixadores da aviação comercial brasileira. Quando
Nomes que se combinam… ou não
Usando-se nomes de nossos “velhas”, pode até dar samba. Ligando-se o nome de um com o do outro, surgem simpáticas associações. E ainda sobram nomes para várias classificações. Um exemplo: temos um agente de turismo carioca, quase artista de TV, o Álvaro Feio, mas em compensação, temos a Bonita Braga, da PamAn, Rio. Entendido? Vamos a outras: um Adriano Albino, de São Paulo, para compensar, um Milton Dall Negro, de Curitiba. Até hoje o Fernando Ratto, ex-Week-End, não conseguiu emprego
O Bell foi ao Nordeste
Quando deixo de ir seguido ao Nordeste, quando lá chego, são muitas as surpresas. Como por exemplo, os voos semanais de Roma e Milão da Varig, para Salvador, e para breve, também de Salvador para Frankfurt, nos 74. Tudo indica que a Varig está criando um “hub” no Nordeste, na maravilhosa Bahia. Hospedei-me no Othon Bahia e por isso é que notei a presença de muitos turistas italianos. O hotel devia ter uns 50 romanos e milaneses, gastando dinheiro conhecendo