Assim escreveu Bell
O jornalzinho que todos esperam e guardam
Este Turinews leva o nº 200 e inicia o quinto ano de publicação semanal deste pequeno jornal que pretende levar notícias e dicas para cerca de 8 mil leitores todas as segundas-feiras. O primeiro número do Turinews foi publicado em 19 de abril e 1982 e neste sábado registra seu quarto aniversário. O que muito me alegra é saber que muitos leitores mantêm todos os 199 números arquivados. Um deles tem esses Turinews encadernados, como é o caso do leitor
A fundação da ABAV
Tenho em minhas mãos os documentos originais de constituição da Associação Brasileia de Agências de Viagens, a ABAV. Mas deixe-me contar como consegui os documentos. No congresso da ABAV, realizado em Curitiba, o primeiro presidente Luiz Amâncio Tarquinio de Souza, que lá esteve à convite de Luiz Gonzaga Wanderley, presidente da ABAV/RJ, mostrou-me esses originais. Ficamos de, num próximo encontro, obtermos cópias necessárias para meu arquivo. Acontece que tanto eu como o Luiz Amâncio deixamos o tempo passar, sem que
Aéreas preocupadas: agências não pagam os relatórios
Uma vez mais as empresas aéreas se mostram dispostas a se reunirem, a fim de, em conjunto, analisar uma situação que as vêm preocupando, ou seja, a falta de pagamento, por parte de algumas agências de viagens, dos relatórios quinzenais de vendas. A última reunião realizada com esse propósito teve os resultados dos mais desagradáveis, pois foi muito mal conduzida e serviu para defender interesses de uma única companhia. Voltar agora ao mesmo assunto não resolverá coisa alguma, por várias
XXIII Congresso da ABIH: Balneário Camboriú
Dezembro de 1981 – Certa vez, em uma reunião para escolha de uma cidade para a realização de um congresso de turismo, ouvi e anotei a opinião de um participante, por julgar das mais acertadas: “escolham qualquer cidade, desde seja uma das grandes capitais brasileiras”. O congresso deste ano da ABIH –Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – tivesse sido realizado em Florianópolis teria obtido maior sucesso e repercussão. Camboriú, um belo balneário, merecer ser exatamente o que é: um
Troca de empresa por uns minguados Cruzeiros a mais
1968 — As empresas aéreas, em São Paulo, já notaram que há falta de profissionais realmente capacitados, para preencherem seus quadros de vendas, reservas, tráfego, aeroporto etc. A origem da escassez não seria o fechamento, em 1965, da escolinha da Panair onde as empresas iam buscar pessoal treinado, testado, e apto para exercer funções de responsabilidade em todos aqueles setores? Os salários sendo ultimamente oferecidos atingem cifras quiçá elevadas. Parece haver luta entre as empresas que disputam a preferência dos
BLT, do México, não é “boca livre total”
Setembro de 1981 — BLT não é como muitos podem pensar “Boca Livre Total”, mas sim algo muito sério e uma oportunidade para engatilhar bons negócios. Trata-se da Bola Latino-Americana de Turismo, organizada pela COTAL e patrocinada também pela Secretaria de Turismo e Pelo Conselho Nacional de Turismo do México. Seus objetivos são dar as bases da comercialização do produto turístico da América Latina, entre os próprios países dessa área, como também para outros continentes. Os participantes serão classificados de
Moore Mac Cormack: passagens emitidas à máquina
1981 – O Skal Club do Rio de Janeiro — não é novidade — é o clube brasileiro que mais atividades proporciona aos seus sócios. Enquanto os demais de limitam ao tradicional almoço, o do Rio realiza excursões, festas em Quitandinha, reuniões em casa de associados e também o almoço. É prova o encontro,m em outubro de 1962, à bordo do SS Argentina, da Moore Mc Cormack. Essa empresa de navegação marítima, em determinado período marcou a para o agente
Dólar alto? Hora de vender viagens nacionais
Agosto de 1954 — Li numa revista americana que durante o ano de 1954, 66 milhões de americanos, em 22 milhões de automóveis, viajarão por todo os Estados Unidos, hospedando-se em pequenos hotéis e gastando a quantia de “apenas” 10 bilhões de dólares. Isto nos dá uma ideia do que é o turismo nacional americano. Longe de chegarmos a estas cifras, mais é de crer que o momento é o melhor que se apresenta pra iniciarmos uma campanha de turismo
Italmar, Tourservice, Aerovias, Exprinter, BOAC
José Vasquez inaugurou recentemente sua loja à Rua Pedro Lessa, 31, Conta ele com ótimos elementos e entre eles o Theodoro Busch. // Casa-se em outubro próximo o nosso amigo Aguiar, antigo funcionário da Italmar e chefe da seção de passagens de segunda classe. // Consta que o Silvio, da Tourservice, vai deixar o Humberto. Perderá este um grande elemento. // O Sr. Joaquim Rolla está com grandes planos para o turismo nacional. Aguardemos. // Murillo Nery e mais Guido,
A Panair continua a funcionar
Quando hoje um jato levanta voo de Roma, Lisboa ou Nova Iorque, com destino ao Brasil, o Serviço de Proteção de Voo prestado a esses aparelhos é ainda realizado pela Panair do Brasil. Ao contrário do que muita gente pensa, a Panair continua a funcionar, em vários de seus setores técnicos, como é o caso do Setor de Comunicações, que fornece proteção ao voo, metereologia, previsão do tempo e comunicações comerciais às empresas estrangeiras. Quando a Panair foi abruptamente fechada
Alguns pioneiros de 1947
O ano 1947. São passados 35 anos. Na época operavam no Brasil as seguintes empresas aéreas: Arco Iris, British South American Airways, KLM, Aerovias Brasil, Linea Aeropostal Venezolana, Linhas Aéreas Brasileiras, Linhas Aéreas Natal, Navegação Aérea Brasileira, Pan Am, Aero-Geral, Linhas Aéreas Wright, Viação Aérea Brasil, Flota Aerea Mercante Argentina, Linhas Aéreas Paulistas, Pan American-Grace, Panair do Brasil, Rede Estaduais Aéreas Ltda (Real), Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, Air France, Varig, SAS, Vasp, Ibéria, Itaú Transportes Aéreos, Nacional Transportes Aéreos,
Estórias de Aeromoças
Abril de 1982 – As brincadeiras que o pessoal de voo costuma fazer com as aeromoças estreantes em nada contribuem para diminuir a ansiedade que normal na iniciação de qualquer profissional, principalmente a do transporte aéreo, pelo menos até que a novel aeromoça se convença de que não existe forma mais segura de viajar. Certo comandante (não mencionaremos nomes das pessoas ou das empresas aéreas envolvidas) jamais perdia a oportunidade de passar trotes nas aeromoças novatas. Quanto a aeromoça visitava