Assim escreveu Bell

Breve no Brasil: American Airlines

Outubro de 1981 – Segundo tudo indica, muito em breve estarão voando para o Brasil os imensos jatos da American Airlines. Seu nome está em vermelho na fuselagem em mais de 230 aviões e na cauda de duas letras “A” e entre elas uma água, em pleno voo. Algo notável aconteceu com a American: em 1980 o ano fiscal foi encerrado com um prejuízo de 111 milhões de dólares, mas eis o milagre: o primeiro trimestre desse ano seu balanço

Leia mais »

Associação dos Veteranos da Aviação e Turismo

Fevereiro de 1980 – Aqueles que “fizeram” a aviação comercial e o turismo em nosso país, poderão agora reunir-se numa associação de fins meramente de confraternização. Uma justa e oportuna necessidade. Os veteranos – com mais de 25 anos de profissão – vão constituir essa associação e para tal, dois de seus membros irão redigir os estatutos e a regulamentação. Tão pronto a redação esteja concluída, iremos convocar a primeira reunião, em local e data que será comunicada a cada

Leia mais »

Agente de viagens não é intermediário

Erroneamente classificam o agente de turismo de “intermediário”. Absolutamente errado! O agente de turismo é o preposto direto do passageiro e o representante oficial das empresas de transporte. Quando ele procura uma repartição do governo, ou quando procurado pelo viajante não é pois, “um intermediário”. O agente de turismo, quando oficialmente representa uma empresa de transporte, e quando estabelecido de acordo com as leis municipais, estaduais e federais; reconhecido pelo Departamento de Imigração; aprovado pela IATA (International Air Transport Association);

Leia mais »

Ponte Aérea Rio-São Paulo, 20 anos

Junho de 1979 – Fatos existem na história de nossa aviação comercial que poderiam ficar em total obscuridade. Mas para que isso não ocorra, quero relatar para vocês, como nasceu a Ponte Aérea Rio-São Paulo, a primeira do mundo e quando foi iniciada – em 6 de julho de 1959 – despertou imensa curiosidade. Recordo-me que aqui estiveram diretores de companhias de aviação dos Estados Unidos e da Europa, para conhecer sua organização e métodos. A concepção da pontem a

Leia mais »

A Velha Guarda: Ângelo Carrara

1972 – Existem em nosso meio alguns abnegados e idealistas. Entre esses quero citar Ângelo Carrara. Certo estou de que muitos, dos mais jovens, não o conhecem. Gostaria de destacar a importância do espírito associativo que o ilustre Comendador Ângelo Carrara emprestou a uma causa. Mas que teria feito Ângelo Carrara para merecer um artigo especial do Bell? Fundou o 1º Skal Clube do Brasil, a meu ver, de suma importância. E para aqueles que não saber o que é

Leia mais »

Belo Horizonte Othon Palace Hotel

1978 – No dia 4 de outubro de 1978, às 19 horas e 50 minuto, o Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Levindo Ozanam Coelho, à convite do Sr. Álvaro Bezerra de Mello, dava por inaugurado um dos mais modernos, confortáveis e bem localizados hotéis do Brasil, o novo Belo Horizonte Othon Palace Hotel. Homenagem especial foi prestada ao Sr. Said Farhat, Presidente da Embratur – no ato representado pelo diretor Sérvulo Coimbra Tavares – com uma plana de

Leia mais »

Uma Vasp jovem e impiedosa aos 45 anos

Dezembro de 1978 – Não foi fácil a tarefa de tentar reunir Flávio Musa e Eduardo Freitas – Presidente e Diretor da VASP – num bate-papo informal, para depois transmitir aos leitores do Panrotas alguns detalhes sobre a imensa empresa paulista de aviação. Tanto Flávio como Freitas vivem hoje impondo a Vasp nos mais distantes paralelos nacionais e internacionais. Freitas acabava de chegar de Acapulco, onde participou do Congresso Mundial da ASTA e embarcava em seguida para a Ilha da

Leia mais »

Linea C e agência condenada em NY

Estou sabendo que a Linea C (Genova) cedeu à Agaxtur um de seus navios para cruzeiros marítimos no próximo verão. Até então a agência de Aldo Leone estava colocada num plano de igualdade com as demais agências, quando na verdade foi a Agaxtur quem tornou conhecidos os cruzeiros da Linea C. 23 de agosto de 1982 Gozado. Um agente de viagens no Estado de Nova York confirmou dois lugares pelo sistema Sabre, mas o voo não operava. Os passageiros acionaram

Leia mais »

PAN AM + BRANIFF

1982 – Domingo próximo, dia 25, a Pan Am deve assumir as linhas da Braniff na América do Sul. Esta dependendo unicamente de que o CAB norte-americano conceorde com o arrendamento por 4 anos, proposto, por ambas as empresa, àquela órgão oficial. O nosso DAC já deu o seu “okay” para a transferência. Aprovado, a Pan Am substituirá a Braniff no Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Brasil. Os velhos (mas eficientes) DC8´s serão retirados da linha e

Leia mais »

Prezado Senhor Toomey

1954 – Talvez o meu amigo não saiba, mas desde que existe PAA no Rio de Janeiro, os agentes de turismo emitem seus bilhetes. Qual não nossa surpresa, que agora não mais podemos emitir essas mesmas passagens. Gostaríamos muito de saber as razões dessa instrução, uma vez que não vemos nada lógico, que motivasse tal ordem. Emitindo em nosso balcão, poupamos tempo ao passageiro e oferecemos um serviços ultra rápido e em poucos minutos despachamos o cliente, ao invés de

Leia mais »

Avipan (1954) e o modesto passageiro

A primeira “passagem teste” obtida pela IATA no Rio de Janeiro foi comprada a mando do fiscal John Nelowet, do então chamado “Enforcement Office”, em agosto de 1954. A situação no Rio de Janeiro em matéria de descontos estava, de fato, tomando proporções sérias. Poucos meses antes, quando esteve fazendo uma investigação no Rio, o chefe dos fiscais da IATA, William Hoffman, teve oportunidade de discutir a gravidade do problema com alguns agentes de viagens. Segundo afirmou, sabia perfeitamente que

Leia mais »

Panair: morte anunciada em Paris

1968 – Um pequeno grupo de brasileiros, em Paris, nas vésperas do Natal de 1964, festejava uma vitória. Conseguiria ali elementos que ajudariam a dar o golpe fina numa trama que há anos vinha sendo cuidadosamente planejada. A vítima era a Panair do Brasil, empresa de aviação comercial brasileira, fundada em 1929. Os elementos foram fornecidos por um ex-funcionário da empresa e tão importantes eram que, a partir daquele momento, já se cantava a vitória. De volta ao Brasil, com

Leia mais »
Fechar menu